Quanto Tempo Demora Para Aprender AutoCAD

Cadistas iniciantes querem aprender AutoCAD o mais rápido possível. Então quanto tempo demora para aprender o mínimo necessário para elaborar projetos e conseguir trabalhar com o AutoCAD? É muito caro aprender AutoCAD? Devo aprender AutoCAD 3D? Vamos descobrir o caminho das pedras de um cadista e ver o que você precisa fazer para dominar esse software o quanto antes. Confira!

Quanto Custa Aprender AutoCAD

Tudo depende de quanta importância você dá ao seu próprio tempo.

É totalmente viável aprender AutoCAD seguindo cursos online, a um custo relativamente baixo, sem contar o custo do seu tempo, que é o que mais importa nesse caso.

Pouca gente se preocupa com esse fator, mas o tempo para praticar é o ativo mais importante que você vai ter que investir a fim de aprender AutoCAD. Não basta apenas comprar um curso e estudar vez ou outra, você vai ter que colocar um pouco mais de energia e se dedicar a compreender como o AutoCAD funciona, principalmente realizando exercícios práticos.

Em todo caso, você deve considerar a outra extremidade da equação: “o que você recebe por esse custo”. Ou seja, quais são os RETORNOS que você obtém?

Os resultados serão completamente dependentes de quão competente é o professor ou quão proficiente você é em autoaprendizagem. Se você for um autodidata, as coisas podem andar ainda mais rápido em matéria de assimilar e dominar o poder do AutoCAD.

Eu ensino AutoCAD online, aqui no Clube do AutoCAD, e acredito que dominar o AutoCAD a ponto de você poder usá-lo independentemente para 2D envolve aproximadamente 30 horas de ensino e mais umas 120 horas de prática. Você pode calcular o custo (tempo) a partir daí.

Quanto ao custo do software: o AutoCAD só pode ser alugado na Autodesk; comprar uma licença permanente não é mais uma opção.

O custo do aluguel do AutoCAD varia de acordo com o período de pagamento escolhido, onde você mora no mundo e se você o compra separadamente ou como parte de um pacote. No passado, o AutoCAD custava quase 5k, você pagava uma única vez pela licença e você tinha a sensação de que o software era seu. Esse modelo de assinatura atual faz muito sentido, principalmente para aqueles que usam o AutoCAD para ganhar dinheiro. Outro ponto muito honesto é que, já que o AutoCAD nunca vai ser seu de verdade, uma assinatura pode garantir atualizações e suporte.

Preciso Aprender Tudo Sobre AutoCAD?

Não, você não precisa aprender tudo para operar o AutoCAD. Mesmo depois de trabalhar no AutoCAD por 10 a 20 anos, você vai perceber que sempre haverá algo novo para aprender, e ainda, que as ferramentas atuais de CAD vão ficando cada vez mais fáceis de entender.

Tudo se resume ao que você quer aprender. Uma semana deve ser suficiente para dominar os fundamentos das ferramentas de desenho e modificação. Se você quiser aprender novas ferramentas, como camadas, blocos e dimensionamento, talvez seja necessário investir mais tempo, talvez mais uma semana, e esse processo continuará enquanto você continuar adicionando ferramentas à sua mente.

No entanto, um curso básico de 15 dias fornecido por muitas instituições que ensinam AutoCAD é suficiente para aprender os princípios deste software, mas dominá-lo pode levar uma vida inteira. Vamos entender melhor sobre isso, logo a seguir.

Diferenças Entre Leigos e Experientes em CAD

De fato, existe uma transmissão entre as ferramentas e métodos de elaboração de projetos, do meio tradicional analógico para o CAD digital. Isso significa que alguém que já está familiarizado com desenhos de engenharia e a como criá-los terá menos dificuldade em ambientar com o tipo de desenho que o AutoCAD pode proporcionar. Seria mais uma questão de encontrar as ferramentas e se adaptar ao meio digital de fazer as coisas.

Além disso, é tudo uma questão de prática em seu projeto. Para ser proficiente com o AutoCAD, você deve ter experiência em trabalhar em projetos do mundo real de vários tipos.

Conheço um cadista que opera desde 1992, possui cerca de 30.000 a 40.000 horas usando o AutoCAD. Ele relata que aprendeu muitas coisas novas nos seus primeiros dois anos. Além disso, mais coisas apareceram à medida que novas versões e requisitos surgiram. Após tudo isso, se você perguntar se ele tem a compreensão completa do AutoCAD, ele vai dizer que NÃO, que nunca utilizou algumas das funções. Normalmente um cadista usa por volta de 20-30% do total de recursos do AutoCAD.

Devo Investir Tempo em Aprender AutoCAD 3D?

O AutoCAD pode ser dividido em dois tipos de aplicativos: desenhos em 2D e 3D. Se você tem alguma experiência com softwares 3D, você pode ser capaz de chegar ao nível 3D básico do AutoCAD em aproximadamente 1 ano de prática.

Se você estiver familiarizado com a forma como os objetos são representados no espaço 3D, usando funções para mapear o item nesse espaço, provavelmente você poderá aproveitar a sua experiência com outros softwares 3D e aplicá-la ao AutoCAD, sem maiores problemas. Cada pessoa possui uma curva de aprendizado, mas podemos entender que aprender AutoCAD 2D é muito mais fácil que o 3D, principalmente em suas aplicações específicas.

Você tem várias disciplinas e bibliotecas de suporte (e versões) do AutoCAD que suportam a área em que você pretende desenhar no âmbito do projeto 2D/3D. Arquitetura, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e assim por diante são exemplos.

Quanto mais você projeta (em vez de simplesmente esboçar), mais você precisa saber sobre o aplicativo.

Antes de investir tempo e dinheiro para aprender AutoCAD 3D, você pode tirar um tempo para avaliar essa necessidade. Por exemplo, conheço um cadista que passou mais de 10 anos desenhando patentes; foram milhares de desenhos elaborados para pedidos de patentes. Mesmo ele sendo um exímio desenhista 3D, para esse tipo de atividade de desenho técnico, muitas vezes representados como desenhos isométricos, os modelos 3D não eram necessários para aquele tipo de trabalho. Nesse caso, o amigo não teria qualquer vantagem em dominar o AutoCAD 3D, sendo totalmente funcional com suas habilidades 2D.

No entanto, pode ser benéfico continuar sua educação em modelagem 3D (usando formas primitivas, por exemplo), de modo que, se você precisar empregar algum recurso 3D, não passará calor, podendo usá-lo quando necessário.

Tornando-se um Expert em AutoCAD

A melhor parte do AutoCAD é como ele lida logicamente com “coisas” em um ambiente de desenho. Por outro lado, certos desenhos, geometrias e assim por diante, são construídos usando uma combinação de muitas, muitas instruções, que você deve dominar uma a uma. Quanto mais comandos você souber, mais fácil será representar o que você deseja rascunhar.

Cada “objeto” possui parâmetros que às vezes não funcionam bem com outros objetos, então, como em tudo, reconhecer essas nuances antes de juntar vários deles para desenhar seus projetos é essencial. Se não o fizer, terá produzido um “monstro” difícil de editar, o que lhe custará muito tempo quando um cliente lhe pedir para mudar algum detalhe.

O AutoCAD é caro, mas se você não quiser entrar no 3D, uma cópia 2D (AutoCAD LT) será suficiente para a maioria dos projetos.

Em resumo, você pode demorar para dominar o AutoCAD em média:

  • 15 dias para o nível Básico.
  • 30 a 45 dias para nível Intermediário.

Os especialistas devem ter conhecimento em muitos tipos de elementos no AutoCAD, o que pode levar até 5 anos, dependendo do nível de habilidade e horas de aula/prática.

Não se preocupe, tudo tem um começo. Aprender AutoCAD pode ser prazeroso, basta ter paciência e formar o hábito de estudar / praticar CAD todos os dias.

Te vejo no topo!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *