8Gbs Vs 16Gbs de RAM 3200MHz Dual Channel para Renderização em 3D no AutoCAD

Quanta memória RAM é necessária para renderizar em 3D no AutoCAD? Essa é uma pergunta que aflige a maioria dos cartistas que buscam pela mobilidade e a praticidade de apresentar seus projetos para clientes onde eles estiverem. Vamos descobrir quais são as principais demandas de hardware para renderização em 3D, bem como, qual é o mínimo indicado de memória RAM para começarmos a elaborar nossos primeiros desenhos no AutoCAD. Confira!

Performance do AutoCAD 2D – 3D e Versões Mais Leves

Em se tratando de PC, qualquer configuração razoável vai funcionar muito bem para o Autocad 2D, mas tudo vai depender da versão de AutoCAD que você está utilizando.

Por exemplo, se você usar um AutoCAD mais antigo, como o AutoCAD 2010 (que é o mínimo e o máximo em termos de desempenho e funcionalidade) esse rodará sem problemas em um PC Core 2 Duo, quiçá em um Core i5 quad-core; no entanto, o AutoCAD 2012 começa a desacelerar no PC em projetos 2D.

Se você usa a versão mais recente do AutoCAD, 2022, ele fica um pouco lento, além disso, a codificação está bem mais densa, devido à necessidade de realizar tantas outras coisas ao mesmo tempo.

Portanto, um Intel i7 tem poder de sobra e provavelmente terá um bom desempenho no AutoCAD. No entanto, se você está simplesmente executando desenhos 2D, eu preferiria o AutoCAD LT, que é um produto de desenho que não possui qualquer funcionalidade para a elaboração em 3D.

Placas de Vídeo Integradas de Notebook com AutoCAD

Lembre-se que o desempenho do seu computador com AutoCAD vai depender da complexidade do projeto que você está desenhando.

Se você estiver trabalhando com 2D, aquelas placas de vídeo integradas, tipo a GeForce MX150 é inferior aos gráficos integrados UHD 620 nesse i5, mas é cerca de 2 a 3 vezes melhor para trabalhar com 3D. Então, se você está simplesmente fazendo um trabalho 2D, eu desligaria totalmente a MX150. Só seria útil ao rotacionar suas visualizações no espaço 3D; caso contrário, seria prejudicial.

Mas tenha em mente que ambas são realmente básicas. Mesmo com essa MX150, o 3D estará em um nível muito baixo. Como resultado, não espere que modelos enormes sejam carregados rapidamente. Nessa situação é comum vermos o cursor de tempo do Windows tentando nos entreter a cada mudança na visualização do projeto. Por outro lado, um notebook “gaming”, que possui uma GTX 960M, i7-6600HQ, 32 GB de RAM, SSD de 512 GB e HD de 1 TB basicamente, é usado apenas para mostrar gráficos e vídeos renderizados para clientes quando fora do escritório. Claro, é um exagero usar uma máquina desse tamanho apenas para mostrar projetos, uma vez que algo um pouco mais simples já seria suficiente.

Memória RAM no AutoCAD – Quanto Mais Melhor

Aumentar a quantidade de memória RAM geralmente é uma excelente opção. Uma boa ideia é verificar o quanto de memória RAM você está utilizando quando está desenhando.

Abra o Gerenciador de Tarefas para ver quanto de RAM está sendo consumido no total. Tudo que você não quer ver é o seu computador usando memória paginada para cobrir as limitações da sua memória RAM. O uso total de memória nunca deve exceder a quantidade instalada, portanto, se você estiver utilizando mais de 8 GB, compre RAM adicional AGORA!

Também vale a pena notar que os gráficos UHD consomem parte da sua memória RAM. No menu do BIOS, você pode escolher quanto cache é reservado para o vídeo dedicado (durante a inicialização, pressione algo como Del ou Esc, F2, F8, o que o fabricante exibir na tela do logotipo de inicialização, para abrir este menu).

No entanto, quanto mais alto você definir essa alocação de memória RAM para usar como memória de vídeo, menos espaço estará disponível para os aplicativos usarem.

O SSD é útil. Pode acelerar a abertura de arquivos AutoCAD e DWG. No entanto, não tem influência no desempenho do AutoCAD depois disso. O AutoCAD mantém tudo na RAM e não acessa o armazenamento até que você salve ou abra outro arquivo. O SSD tem um impacto maior no próprio Windows, porque esse “Shakespeare” gosta de ler/escrever o tempo todo, fazendo com que a máquina inteira pareça lenta em um HDD. Como resultado, o AutoCAD pode se encontrar mais responsivo em um SSD, simplesmente porque o Windows se beneficia dele.

Se for um notebook, mais provavelmente, a CPU não será adequada para CAD em geral. Especialmente o AutoCAD, que quase sempre edita em um único thread. Para esta função, um processador de notebook pode ser muito inferior até mesmo se comparado a um desktop i5 mais antigo. Seu desempenho de thread único, principalmente em notebooks, é limitado para economizar energia. Até mesmo a velocidade multi thread (que só é visível no AutoCAD durante a renderização) é comparável a um processador desktop inferior. Isso deve ser observado em um notebook, e é por isso que os notebooks geralmente são uma péssima opção para CAD.

Outro ponto negativo é que, infelizmente, nem a CPU nem os gráficos podem ser atualizados em notebooks. Atualizações estão disponíveis somente para desktop; para notebooks, você deve adquirir um sistema completamente novo.

Normalmente um cadista mediano utiliza mais de 16 GB de RAM, por possuir muitos arquivos 3D abertos ao mesmo tempo, além de uma placa gráfica suficiente para exibi-los corretamente. Mesmo que utilize apenas uma placa de vídeo, será necessária uma GTX 1070 ou superior. No entanto, a maioria dos notebooks não fornece gráficos apropriados (uma placa gráfica de notebook é mais parecida em desempenho com uma edição de desktop de modelos inferiores – portanto, um notebook RTX 2080 entrega aproximadamente a mesma performance que uma RTX 2060 de desktop) e essa diferença é suficiente para reduzir significativamente o desempenho de processamento.

A demanda por memória RAM é muito pior com softwares exigentes, como é o caso do Revit. É muito comum uma estação de trabalho gráfica de 64 GB, frequentemente ter problemas devido a “falta de RAM”. Desse modo os 8 GB é o mínimo necessário apenas para iniciar o software antes que qualquer arquivo seja aberto.

Ao contrário do AutoCAD, o Revit lê e grava continuamente no disco. Portanto, os arquivos locais devem ser mantidos em um SSD, com um HDD maior contendo arquivos de ativos para a inserção no modelo de trabalho.

Quanto de Memória RAM é Suficiente para o AutoCAD

Meu PC atual é um Xeon E5-2670V3 com 12 núcleos e 24 threads, 16GBs de RAM, um verdadeiro monstro. Como consumidor de entretenimento online, navegação web, jogos e scripts, 8 GB de RAM sempre foram suficientes para mim. Agora, na hora de produzir, as coisas mudam de figura, e quando você utiliza softwares mais poderosos a memória RAM se torna o palco desse show.

Se você estiver utilizando mais de um monitor, um hábito estranho vai fazer parte do seu dia a dia; você vai começar a usar mais de um software ao mesmo tempo. Se você produz, vai querer utilizar dois ou três softwares pesados simultaneamente, o que vai drenar com força toda a sua memória RAM. Embora os próprios monitores não exijam recursos adicionais do computador, o fato de você ter dois monitores quase certamente fará com que você tenha mais coisas abertas consumindo memória RAM.

Enfim, você pode começar a usar o seu AutoCAD com 16 GB de memória RAM, e então ir observando o consumo de memória do sistema. Dependendo da complexidade média dos projetos que você está acostumado a elaborar, será necessário ir dobrando essa memória até que o sistema possa respirar com folga. Seria interessante manter a sua demanda por memória RAM abaixo dos 75% da memória RAM total disponível no sistema.

Lembre-se que, se o seu sistema for desktop, você possui toda a liberdade para fazer atualizações e desfrutar da maior quantidade de memória RAM possível. Por outro lado, se for optar por um notebook, provavelmente você estará limitado quanto a capacidade de realizar atualizações. Nesse caso, vale a pena buscar um notebook com a maior quantidade de memória RAM possível, principalmente se você estiver pensando em trabalhar com projetos mais complexos que utilizem de alguma forma a renderização em 3D.

Desejo sucesso!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *