Qual é Melhor – AutoCAD ou Revit?

Você está estudando engenharia civil ou arquitetura (entre outras) e acabou de descobrir que precisa aprender AutoCAD pra ontem! E ainda, ouviu falar que existe um tal de Revit que é uma maravilha da tecnologia. E agora? Qual software você deveria aprender primeiro? Por que usar AutoCAD se existe o Revit? Descubra as respostas para essas e outras dúvidas, logo a seguir… Confira!

Diferenças entre AutoCAD e Revit

O AutoCAD é uma ferramenta CAD 2D e 3D de uso geral que pode ser usada em vários campos, incluindo engenharia mecânica, arquitetura, engenharia civil, aeronáutica e engenharia automotiva. A AutoDesk, desenvolvedora do software, até o vende em versões específicas para cada setor.

O AutoCAD é extremamente preciso e simples de usar nos dias de hoje. Sua interface em formato de fita estreou antes do lançamento do Windows e do Office pela Microsoft! Foi uma melhoria significativa em relação ao paradigma de ícones, pois o AutoCAD tinha centenas!

O Revit é um CAD 3D de arquitetura paramétrica que é poderoso e útil. Ele permite a criação rápida de casas e edifícios como modelos 3D, seguido pela rápida produção de conjuntos de folhas inteiras de desenhos.

E, como esta imagem mostra, o Revit lida com tudo: estrutura, HVAC, elétrica, encanamento, você escolhe.

A capacidade do Revit de preservar as modificações durante o processo de projeto, como o nome indica, e fazer revisões e propagá-las pelo conjunto de folhas é fantástica.

Considere que você concluiu o projeto de uma casa.

O gerente então afirma que eles desejam uma varanda adicional, bem como três novas calhas no último andar do telhado.

No AutoCAD, você pode fazer isso facilmente em um projeto doméstico, no entanto, cada uma das possivelmente centenas de folhas precisaria ser revisada e os erros poderiam se infiltrar facilmente. Também é demorado e pode prejudicar a eficácia do escritório de desenho em termos de produtividade.

Com o Revit, as alterações são feitas rapidamente utilizando as especificações fornecidas no modelo 3D, e todas as inúmeras folhas de desenho são atualizadas em tempo real, economizando horas de esforço. Além disso, o Revit tabula quais folhas no AutoCAD requerem atualizações de detalhes estruturais e, em alguns casos, enfatiza as regiões. O Revit também recalculará a LM (Lista de Materiais) do edifício e, se estiver vinculado a um banco de dados de preços e um banco de dados de tempo de trabalho, como costuma acontecer hoje em dia, até permitirá que um preço de alteração seja informado ao comissário, muitas vezes em menos de uma hora, o que contrasta fortemente com a prática arquitetônica tradicional, onde tal resposta poderia levar um dia para ser produzida.

Em termos de usabilidade, o Revit para arquitetura e engenharia civil é uma tecnologia magnífica e extremamente útil. E difere significativamente do AutoCAD, mas interage com o AutoCAD quando se trata de alterar folhas individuais de conjuntos de folhas.

Onde Usar o AutoCAD ou o Revit

A questão não é qual dos softwares é melhor: AutoCAD ou Revit, e sim, onde usar o AutoCAD e onde usar o Revit. Na realidade, o Revit é um programa projetado principalmente para criar modelos de construção 3D, enquanto o AutoCAD é projetado principalmente para desenho 2D. Estes são dois campos distintos que não podem ser comparados.

No entanto, se você estiver procurando por um software de modelagem de construção 3D baseado em AutoCAD, então você deveria optar pelo AutoCAD Fabrication. Isso é para colocar os dois softwares no mesmo nível.

Uma comparação justa seria entre Fabrication e Revit. Com base na minha experiência, posso dar uma resposta. Então, vou dividi-lo em subpontos.

Primeiro, recomendo experimentar os dois e depois escolher um. Ambos estão bem, e a qualidade do trabalho é determinada pelo indivíduo e não pelo software. Essa é a principal distinção no BIM; caso contrário, o produto de cada empresa seria o mesmo, o que não é o caso.

  1. O Revit oferece suporte a todos os aspectos de arquitetura, projeto mecânico e estrutural. Este não é o caso do Fabrication, que oferece apenas um conjunto limitado de recursos.
  2. O Revit oferece o Central File, que permite que várias pessoas colaborem no mesmo arquivo.
  3. O Revit é muito mais inteligente que o Fabrication. Esse carinha sabe mesmo como economizar seu tempo.
  4. O Fabrication gera formatos de arquivo que podem ser colocados instantaneamente no Navis para coordenação, enquanto o Revit requer uma operação demorada.
  5. O Fabrication é bom em produzir arquivos com Tiffs em segundo plano. Você pode carregar rapidamente um modelo 3D de uma construção no Revit.

Para fins de aprendizado, recomendo começar usando o CAD, depois o Fabrication e, finalmente, o Revit. Isso garantirá que você entenda os fundamentos da modelagem.

O essencial é que ambos os softwares desempenhem funções distintas, razão pela qual ainda são utilizados. Os requisitos do cliente são levados em consideração no negócio BIM.

O que significa BIM?

BIM significa Modelagem/Modelação da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção, que é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício. É um modelo virtual, que não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização.

Se você deseja aprender mais sobre BIM e Revit, clique aqui e conheça esse treinamento.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *