O AutoCAD é Bom para um Engenheiro Civil?

Você está estudando engenharia civil e descobriu que precisa aprender AutoCAD! Será que AutoCAD é realmente necessário para um engenheiro civil ou existem algumas outras ferramentas que você deveria considerar como úteis para a sua nova profissão? Essas e outras respostas você confere logo a seguir. Confira!

O AutoCAD é frequentemente usado na engenharia civil porque torna o planejamento do projeto muito mais fácil do que os desenhos manuais. O ponto importante é que o AutoCAD é a alternativa ideal se você deseja esboçar qualquer estrutura de engenharia civil (2D, 3D), como edifícios, pontes, estradas, drenagem, tubulações, barragens, interseções e assim por diante; com precisão, velocidade e facilidade de edição. Poderíamos falar sobre o valor do AutoCAD o dia todo e ainda omitir alguns aspectos.

O AutoCAD como ferramenta de desenho de engenharia 2D

O AutoCAD pode ser usado para criar desenhos 2D precisos para qualquer área de engenharia, bem como para renderizar modelos 3D para auxiliar na visualização do resultado final.

Ele ajuda os engenheiros no projeto, análise e resolução de dificuldades de projeto, resultando em projetos precisos.

Figura acima: desenho 2D de um projeto de uma ponte, incluindo junções e linhas de contorno.

Visualização 3D

O AutoCAD pode ajudá-lo a modelar coisas 3D com cores, materiais e/ou texturas aplicadas a várias superfícies, tornando-as mais vibrantes e mais simples de visualizar o produto final.

Figuras acima: Desenho 3D de uma casa.

Precisão

O AutoCAD permite projetar com dimensões fracionárias e definir a precisão para qualquer número de casas decimais, o que não é viável com desenhos manuais elaborados à mão, proporcionando precisão em todas as dimensões.

Velocidade

O AutoCAD permanece rápido aproveitando o melhor que o seu hardware tem a oferecer. Não poderia ser diferente! Afinal, um software desses não pode simplesmente “bugar do nada” e te fazer perder tempo em seu projeto.

Simples de usar e editar

Antigamente, você deveria decorar um comando para cada tarefa. Tudo estava escrito em inglês e se você não tivesse familiaridade com outro idioma, as coisas ficavam ainda mais difíceis. Hoje, o AutoCAD está todo em português e sua interface com formato de fita é referência como uma verdadeira revolução no quesito usabilidade.

Gráficos poderosos e uma visão realista

A possibilidade de trabalhar com dimensões em micro e macro traz para o AutoCAD as poderosas formas de visualizar seu projeto, tanto em 2D quanto em 3D.

O AutoCAD Evita Erros Graves

Existem várias vantagens em usar o AutoCAD para Engenharia Civil. O uso do programa não apenas economiza tempo e dinheiro, mas também reduz erros de redação, fornece renderizações de alta qualidade e proporciona uma solução completa para todos os envolvidos no projeto.

As seguintes vantagens vêm com a aplicação dos recursos do AutoCAD à engenharia civil:

-Elaboração de um mapa básico

-Documentação de construção mais detalhada

-Modelagem de pontes

-Projeto conceitual com InfraWorks 360

-Análise geográfica

-Simulação geotécnica

– Levantamento de GPS e coleta de dados

-Classificação

-Mais ferramentas avançadas de desenho e estilo

-Redes de tubulações de alta pressão

-Captura de realismo melhorada

-Melhor design de corredor

-Melhores redes de tubulação por gravidade

-Suporte ao InfraWorks 360

-Criação e produção de mapas

-Análise de Modelos

-Layout de trilhos e criação de novos layouts

-Disponibilidade de relatórios e tabelas

-Análise de rios e inundações

-Análise de Tempestades e Saneamento

-Modelagem de superfície

O AutoCAD ou outro software CAD é benéfico para um engenheiro civil?

Sim. É necessário? Não.

Mesmo em países de primeiro mundo, super desenvolvidos, é comum vermos engenheiros civis apresentando inabilidade ao utilizar o AutoCAD. Por exemplo, vejo profissionais relatando que nas principais empresas de engenharia civil do Reino Unido, a maioria dos engenheiros não consegue utilizar o CAD além de um nível básico, de forma autônoma como técnicos profissionais de CAD. Sim, os engenheiros devem comunicar ideias e conceitos, mas se não puderem fazê-lo com palavras ou caneta e papel, enfrentarão desafios muito mais severos do que aprender os atalhos de teclado do AutoCAD.

Um engenheiro de sucesso é alguém que pode usar seus conhecimentos e talentos para resolver um problema e, embora transmitir ideias seja importante, o que podemos perceber é que isso não se limita ao AutoCAD ou a qualquer outro software de computador.

Muitos engenheiros diriam com prazer que uma solução importante e significativa começou como um pequeno projeto em papel de rascunho ou em um bloco de notas.

Como engenheiro de pontes, as informações e os recursos descritos nos desenhos estão em um nível muito alto se comparados a algumas outras especialidades de engenharia civil. Portanto, nesse caso específico, os desenhos devem ser produzidos por especialistas profissionais em CAD com experiência em estruturas. Contudo, desenhos em outros campos podem ser fáceis de criar, estando dentro da capacidade de um engenheiro.

Domine o AutoCAD e Tenha Superpoderes

Você concluiu com sucesso a faculdade de engenharia civil e foi colocado em uma seleção do campus como engenheiro de obras.

Suponha que você inicie um projeto de construção de uma casa. Acredite, haverá várias revisões nos desenhos preliminares de trabalho enviados a você.

Normalmente, você receberá uma cópia eletrônica de todos os desenhos do projeto.

A maioria das cópias eletrônicas estará no formato dwg, que podem ser acessadas e alteradas no AutoCAD, DraftSight e IntelliCAD (e suas variantes).

A cópia tangível que você possui não pode ser adulterada. Para fazer uma modificação de projeto ou campo, você deve primeiro alterar a cópia eletrônica e depois imprimir uma cópia.

Você pode lidar com todos os outros softwares relacionados a CAD e, mais significativamente, economizar muito tempo na obra se aprender AutoCAD, que é bastante simples de dominar. Você não precisa esperar que o desenhista do AutoCAD chegue e faça pequenas modificações por você.

O AutoCAD Melhora a Comunicação Técnica

AutoCAD é a linguagem usada por arquitetos para interagir com engenheiros civis.

É o software mais fundamental que é ensinado a todos os engenheiros, independentemente do ramo, em seu primeiro ano de estudo.

No entanto, acredito que só seja usado posteriormente por engenheiros civis e mecânicos.

Empreiteiros e até mesmo trabalhadores qualificados podem aplicar prontamente o desenho CAD em suas obras.

No entanto, é responsabilidade de um engenheiro explicar a imagem para eles.

Além do AutoCAD, considere aprender E-Tabs, Staad-Pro e Revit.

Esses programas são amplamente utilizados hoje em dia, embora o AutoCAD seja um pouco obsoleto (sentimento comum no meio acadêmico).

No entanto, é o programa mais fundamental e necessário para engenheiros civis.

O AutoCAD é a Base para Outras Ferramentas

Utilizado no projeto de edifícios, pontes e chips de computador, o AutoCAD é usado principalmente por cadistas. No entanto, engenheiros, agrimensores e arquitetos também podem precisar dele de tempos em tempos.

Indivíduos que trabalham ou buscam profissões relacionadas à arquitetura, engenharia mecânica ou engenharia, encontrarão várias vantagens em utilizar o AutoCAD.

Os recursos de agregação de projeto e documentação do AutoCAD não apenas aumentam a produtividade, mas também ajudam a otimizar seus fluxos de trabalho de projeto e documentação, agilizando os projetos desde o projeto até a conclusão, enquanto automatiza as atividades de desenho repetitivas que normalmente seriam feitas manualmente.

Superfícies, sólidos e curvas de deslocamento podem ser produzidos e editados dinamicamente no AutoCAD utilizando ações PressPull sensíveis ao contexto. Modelos 3D dos produtos e serviços SolidWorks, CATIA, Pro/ENGINEER, Rhinoceros e NX podem ser importados diretamente para o AutoCAD, permitindo que você crie visualizações 2D sofisticadas sem esforço.

Itens digitalizados podem ser importados com até 2 bilhões de pontos de dados usando a tecnologia Point Cloud, permitindo que você utilize dados ambientais atuais para ajudá-lo a iniciar seus projetos. Usando os recursos de impressão 3D do AutoCAD, você pode produzir rapidamente protótipos 3D físicos de suas ideias.

O AutoCAD agora oferece suporte à importação de arquivos do Autodesk Inventor, permitindo que você importe modelos do Inventor enquanto mantém um vínculo entre os arquivos do AutoCAD e do Inventor. Suporte a PDF, DWG Convert, Biblioteca de materiais, Compartilhamento de mídia social, AutoCAD WS, Autodesk 360 Connectivity e muitas outras ferramentas e recursos estão disponíveis no AutoCAD.

Ufa! Parece que o AutoCAD é realmente uma ferramenta indispensável no repertório de um engenheiro civil e não só.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO

 

Rodrigo Marques

Rodrigo Marques é um blogueiro experiente e apaixonado pelo AutoCAD. Ele compartilha suas experiências e conhecimentos sobre o software para ajudar outras pessoas a serem mais produtivas em suas carreiras. Siga o blog para explorar ainda mais o potencial do AutoCAD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *