É Possível Aprender AutoCAD em 1 Semana Sozinho em Casa?

Se você está iniciando a sua jornada para aprender AutoCAD, deve estar curioso(a) para saber quanto tempo vai demorar para ter seus primeiros resultados. Vamos descobrir o que você precisa ou não aprender para conseguir rascunhar seus primeiros projetos, como um verdadeiro cadista. Confira!

Minha resposta é baseada em minha própria experiência de aprendizado e ensino.

Eu tenho ensinado AutoCAD para pessoas que realmente precisam dominar essa ferramenta, sem perder tempo com conhecimentos inúteis. Eficiência é a chave para não perder o entusiasmo no meio do caminho.

Apesar de nem todos os alunos estarem nesse nível, a maioria das pessoas que ensinei já estava familiarizada com desenhos de projetos de engenharia e como criá-los.

Para o AutoCAD 2D, estimo que um aluno como o descrito acima exigirá 30 horas de treinamento distribuídas em sessões online de não mais que 1 hora cada. Cada sessão deve ser seguida por pelo menos quatro vezes mais tempo de prática no seu computador.

Na maioria dos casos, é possível atingir a meta apenas revisitando o conteúdo do curso para relembrar alguns detalhes e configurações.

Nossos alunos foram capazes de fazer desenhos no AutoCAD por conta própria depois de receber o treinamento acima. Além disso, é tudo uma questão de prática com seu projeto. Para ser proficiente em AutoCAD, você deve ter experiência em trabalhar em projetos do mundo real de vários tipos.

O AutoCAD 3D pode exigir aproximadamente 20 horas a mais de estudos e pelo menos 6 meses de trabalho ativo em 2D.

Talvez você consiga fazer alguma coisa no AutoCAD com apenas 1 semana de estudos. Contudo, você vai perceber que essa jornada de aprendizado pode ser ainda mais longa que isso e muitas vezes mais prazerosa do que você imagina.

Veja, se você perguntar a um cadista com cerca de 30.000 a 40.000 horas de experiência no AutoCAD, sobre como foi seu aprendizado, ele vai responder que aprendeu quase tudo o que ele utiliza, nos primeiros dois anos. Além disso, ele vai dizer que aprendeu coisas novas à medida que novas versões e necessidades surgiram. E ainda, se você perguntar se ele sabe tudo sobre AutoCAD, ele vai dizer que não, que em média ele utiliza apenas 20% do poder total do AutoCAD.

Quanto Tempo Dura o Aprendizado de AutoCAD?

A resposta mais curta é INFINITO!!!

Sim, mesmo depois de trabalhar no AutoCAD por 10 a 20 anos, você sempre encontrará algo novo para aprender. Contudo, dominar algumas das ferramentas básicas do software pode levar muito menos tempo.

Depende muito do que você quer aprender. Se você quer apenas aprender as ferramentas básicas de desenho e modificação, uma semana deve ser suficiente. Se você quiser aprender mais ferramentas como camadas, blocos e dimensionamento, talvez seja necessário investir mais tempo, digamos mais uma semana, e esse processo continuará enquanto você continuar adicionando ferramentas à sua cabeça.

No entanto, um material didático padrão de 30 dias, conforme coberto por muitas instituições que oferecem cursos de AutoCAD, é suficiente para aprender os fundamentos deste software, mas dominá-lo completamente pode levar uma vida inteira. (Se é que isso é possível!)

Conquiste Novas Habilidades no AutoCAD aos Poucos

Cabe a você decidir o que deseja desenhar, modelar ou fazer com o seu AutoCAD. Em cerca de uma hora, provavelmente poderei ensinar a um aluno iniciante médio do AutoCAD, como usar o comando LINHA. Apesar de simples, o comando LINHA pode levá-lo muito longe. Tá aí algo para você dominar na primeira semana: os comandos básicos do AutoCAD.

Em 1-4 horas, também posso ensinar o João ou a Maria a modelar quase tudo o que eles desejarem e ainda poderão medir tudo usando o 3DFACEs.

Dominar a modelagem sólida básica com o comando EXTRUDE pode levar de algumas horas a alguns dias. No entanto, você também deve incluir UNION, SUBTRACT, INTERSECT, SLICE, PLINE, PEDIT e outras funções.

No entanto, você pode querer deixar de lado todos os itens acima e aprender AutoCAD Architecture e MEP, bem como modelar edifícios. É possível aprender os fundamentos básicos da construção de paredes, portas, janelas e telhados em até 3 horas. Pode levar mais tempo se você quiser adicionar escadas, corrimãos, lajes e outros recursos.

Em pouco tempo você vai ter uma noção de como as coisas funcionam. No entanto, a sua evolução deve ocorrer lentamente, o que é absolutamente normal. A menos que você seja naturalmente talentoso, levará muito mais tempo e prática para chegar ao ponto em que você se sinta no controle, como alguém que conduz uma dança precisamente marcada.

De qualquer forma, medir a curva de aprendizado em dias e semanas não está fora de questão. Para não se frustrar com seus resultados amadores no início, faça projeções de metas de aprendizado para meses e anos. Pessoas diferentes avançam em ritmos diferentes. E a motivação pode fazer toda a diferença, como ter que concluir um projeto para o qual você tem obrigações contratuais ou foi pago, e/ou mesmo manter ou encontrar trabalho para pagar suas contas e se alimentar e/ou sua família.

O amor pode ser um motivador incrível para ajudar qualquer indivíduo a superar o desafio de aprender algo novo.

O começo é sempre o mais difícil. Portanto, tenha paciência. Se for fácil para você, regozije-se e mergulhe mais fundo. Se não, tente identificar seus verdadeiros talentos e encontre algo que seja mais natural e fácil para você. Em geral, o céu vai até o céu e o inferno vai até o inferno. Eu gosto do AutoCAD, bem como da maioria dos outros programas CAD que existem por aí.

Quanto mais conhecimento, mais rápido podemos aprender coisas novas.

Domine o AutoCAD 2D e Depois o 3D

O AutoCAD pode ser dividido em dois tipos de aplicativos. Desenhos em duas dimensões e três dimensões. Se você é experiente em computadores, deve ser capaz de aprender habilidades básicas em 3D em cerca de 3 meses. Talvez você nem precise fazer nenhuma aula sobre 3D (se você pretende rascunhar apenas desenhos 2D). No entanto, eu recomendaria fazer pelo menos algumas aulas básicas de AutoCAD para evitar o desenvolvimento de maus hábitos de desenho.

O AutoCAD é um aplicativo altamente preciso que constrói seu projeto em um espaço tridimensional. Se você estiver familiarizado com a forma como os objetos podem ser representados no espaço 3D usando funções para mapear o objeto nesse espaço, provavelmente poderá aprender muito disso apenas possuindo uma cópia e usando-a.

Você tem várias disciplinas e bibliotecas de suporte (e versões) do AutoCAD que suportam a área em que você estará desenhando no escopo do projeto 2D/3D. Arquitetura, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e assim por diante são exemplos. Quanto mais você projeta (em vez de desenhar), mais você precisa saber sobre o aplicativo. A maioria dos alunos se especializa em desenhos 2D e representações 2D de objetos 3D.

Por exemplo, um “Desenhista de Patentes”, pode elaborar dezenas de milhares de desenhos para pedidos de patentes. Nesse caso específico, o trabalho é feito todo em 2D, o que deixa suas habilidades 3D irrelevantes para esse tipo de atividade.

Então aprender AutoCAD 3D pode ser desnecessário? Em alguns casos, como o do exemplo acima, sim! No entanto, pode ser benéfico continuar sua educação em modelagem 3D (usando primitivas, por exemplo), para que, se você precisar usar um recurso 3D, possa usá-lo.

O melhor do AutoCAD é que ele é muito lógico na maneira como você lida com “objetos” em um ambiente de desenho. No entanto, certas formas, geometrias e assim por diante são construídas usando uma combinação de muitos, muitos comandos, e você só precisa aprendê-los, um por um. Quanto mais comandos você souber, mais fácil será representar o que você deseja rascunhar.

Cada “objeto” tem parâmetros que às vezes não funcionam bem com outros objetos, então, como com qualquer coisa, é essencial entender essas nuances antes de juntar um monte deles para elaborar seus projetos. Se não o fizer, terá criado uma “besta” difícil de editar, o que lhe custará muito tempo quando um cliente lhe pedir para alterar o desenho.

O AutoCAD é uma ferramenta muito poderosa! Na primeira semana você vai “pegar o jeito da coisa”, depois, vai adicionando novas habilidades e recursos em seu repertório técnico como cadista. Lembrando que se você não quiser entrar no 3D, uma cópia 2D será suficiente para a maioria das tarefas de desenho não 3D de um estudante/iniciante.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO

 

Rodrigo Marques

Rodrigo Marques é um blogueiro experiente e apaixonado pelo AutoCAD. Ele compartilha suas experiências e conhecimentos sobre o software para ajudar outras pessoas a serem mais produtivas em suas carreiras. Siga o blog para explorar ainda mais o potencial do AutoCAD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *