engrenagens

Para muitos iniciantes em CAD a escolha do software de desenho é o primeiro passo. Neste artigo veremos 4 aplicativos CAD capazes de atender a diferentes tipos de profissionais. Talvez você encontre o seu nessa lista. Vamos lá?

No Princípio Tudo era Papel e Caneta

Tradicionalmente os designers usavam apenas papel e caneta para trazer a vida uma infinidade de formas arquitetônicas. Hoje contudo, a maioria dos engenheiros e desenhistas está se tornando especialista em programas de computador que permitem desenhar modelos de estruturas complexas com facilidade. Existe uma série de aplicativos no mercado para auxiliar no desenho estrutural e no gerenciamento de projetos. O propósito principal de um software de desenho estrutural é criar um cenário virtual onde se insere exatamente as especificações do projeto para analisar a física estrutural do empreendimento. Os softwares modernos incluem ferramentas para gerenciamento de projetos para aprimorar a comunicação entre os diferentes departamentos envolvidos na construção. Veremos alguns tipos de softwares de CAD e uma breve descrição sobre cada um deles.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Autodesk AutoCAD

O AutoCAD foi o primeiro programa de CAD a rodar em um PC em 1982. Atualmente é o líder de mercado em renderização 2D e 3D e criou padrões importantes na indústria. Esses padrões tem um preço, não é à-toa que este é um dos softwares mais dispendiosos disponíveis no mercado. Para 99% dos usuários, vale cada centavo investido.

Todos os desenhos estruturais feitos no AutoCAD podem ser exportados e impressos via impressora 3D, criando protótipos acessíveis.

Em 2010 um aplicativo móvel foi lançado, permitindo aos usuários visualizar, editar e compartilhar seus desenhos a partir de qualquer lugar.

Autodesk Inventor

Que usa o AutoCAD sempre ouve falar do Inventor. Mas para que finalidade ele serve? O Inventor é um software muito interessante, usado para desenhar protótipos estruturais e fazer simulações. Esse programa permite ao usuário analisar precisamente como as partes de uma estrutura se comportam sobre uma carga definida pelo usuário. Um monte de tempo e dinheiro foi investido no Inventor. Não é à-toa que foram aplicadas 17 patentes durante o desenvolvimento da tecnologia usada para construir o primeiro Inventor lançado em 1999.

Formfinder

Esse é um software bastante novo, que combina gestão de projetos com um sistema de banco de dados de desenho estrutural para auxiliar arquitetos e gestores de projeto.

Esse software é desenhado para melhorar o fluxo de comunicação entre a equipe e o design de projeto. O banco de dados de projetos permite que os gestores e arquitetos possam visualizar estruturas similares e projetos ao redor do mundo para melhor julgar sua viabilidade comercial.

Se você é familiar com o Google Maps, o Formfinder tem um app que permite manipular estruturas que podem ser encontradas usando um mapa interativo, com link de acesso rápido para abrir a estrutura em seu banco de dados para maiores detalhes.

Alphacam

Desenhado para trabalhos com metais, rochas e madeira, o Alphacam é um software de CAD com um número muito grande aplicações, incluindo portas, janelas e painéis.

Encontrar o melhor software para as suas necessidades é fundamental para explorar todo o poder das ferramentas CAD em suas aplicações específicas.

Tem mais alguma ferramenta CAD que não mencionamos aqui que você gostaria de comentar? Deixe o seu comentário. Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer O Segredo para Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO