A maioria das pessoas usa computadores OEM ou laptops. Em qualquer caso, eles podem estar utilizando placas de vídeo do tipo on-board, com chips NVIDIA ou ATI. Toda via, a maioria dos computadores portáteis tem suas placas de vídeo incompatíveis com o AutoCAD.

Fig. 1 Se você tem uma placa de vídeo incompatível, você veja um sinal de atenção como esse.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Foi introduzida no AutoCAD 2007 a função “3D Performance” que ajuda você a afinar a performance de sua placa gráfica no AutoCAD. Normalmente, o AutoCAD executa essa rotina durante a instalação, mas como eu mencionei, 90% das placas gráficas não é compatível, então essa afinação acaba não significando nada.

Como eu posso saber se a placa gráfica é compatível ou não?

Abra a janela “Options” selecionando essa opção com um clique direito no prompt de comando. Navegue até a aba “System” na janela (Fig.2).

Fig.2 Clique no botão (2) “Performance Settings”. Você verá a caixa de diálogo “3D Performance Settings”. (Fig.3)

Fig. 3 Selecione “Manual Tune”.

Clicando em “Manual Tune” você verá a tela onde você pode ajustar a afinação você mesmo, manualmente. (Fig.4)

Fig. 4

Nessa janela vai estar um sinal, de atenção ou de O.K. O sinal ao lado de “Enable Hardware Acceleration” no topo da caixa de diálogo. O sinal “!” aparece se a sua placa de vídeo não for compatível com o AutoCAD. Como eu disse 90% dos usuários de AutoCAD verão esse sinal. O AutoCAD desliga a aceleração do hardware em sistemas desse tipo (4).

Devo ativar a Aceleração do Hardware?

Embora a maioria dos sistemas que você possa estar usando seja capaz disso, o AutoCAD desliga esse recurso como uma precaução de segurança. Isso pode fazer seu cursor se mover mais lentamente (algumas vezes até trapidar) e faz tudo ficar muito pesado quando você usa dynamic inputs.

Se você adquiriu uma placa de vídeo com suporte a Direct3D (Windows Vista/ 7 e DirectX 9.x/10.x) você pode ativar esse recurso clicando em “Enable Hardware Acceleration” (4). Mudando o nome como abaixo de “Autodesk” para “Direct3D”. Você vai notar um movimento de cursor mais suave e a maioria dos problemas que você experimentava em operações 3D passarão a ser lendas.

Se você ainda deseja uma placa de vídeo compatível com AutoCAD:

Existe uma lista de placas de vídeo compatíveis no site oficial do AutoCAD.

Eu sempre recomendo os produtos Nvidia. Esses produtos oferecem uma boa performance custando pouco dinheiro.

Um forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer O Segredo para Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO