As ferramentas do AutoCAD evoluíram muito durante a última década, culminando para um software mais perfeito a cada nova versão. Hoje vamos demonstrar dois modos operacionais que fazeem uma verdadeira revolução em seu fluxo de trabalho. São eles: Polar Mode e Ortho Mode. Vejamos como tudo isso funciona.

Depois de ter especificado o ponto de partida de uma linha, você pode desenhar a linha em qualquer tamanho em qualquer direção que você apontar com o seu mouse. Os recursos utilizados nesse tipo de desenho são Ortho, Polar Tracking e Object Snap Tracking.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Se o modo ortho estiver ativo, você pode desenhar linhas em ângulos retos (0, 90, 180 e 270).Você pode achar isso muito prático, de fato. Tudo que você tem a fazer é especificar a direção e digitar o comprimento.

Fig.1 Você também pode obter os mesmos resultados se 0 estiver entre os ângulos especificados no Polar Mode.

O Polar Mode permite que você desenhe na direção dos ângulos (medida a partir do eixo x positivo anti-horário) que você especificou anteriormente. O modo Polar e o Ortho são alternativas entre si, então um desliga quando você liga o outro.

Fig.1.5

Você pode obter informações detalhadas sobre o Polar Mode dentro do Curso de AutoCAD Online oferecido pelo Clube do AutoCAD.com

Fig.2 Você pode desenhar ao longo de qualquer ângulo ou ângulos pré-definidos quando o Polar Mode está ativo.

O OTRACK permite estender os eixos x-y e z através dos snap points em cada objeto.

Fig.2.5

Vou compartilhar um artigo sobre OTRACK mais detalhado com você mais tarde.

Fig.3 especificando coordenadas utilizando OTRACK.


A gente se encontra no próximo post!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer O Segredo para Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO