AutoCAD é utilizado por profissionais em todo o mundo para criar os arquivos de desenho que definem os edifícios, equipamentos e produtos que usamos todos os dias. Se você estiver procurando um trabalho no projeto ou na construção, você precisa conhecer o AutoCAD para obter altos salários e segurança no trabalho. Estas dicas simples irão ajudar os novos usuários a ganharem velocidade rapidamente.


Utilize os menus suspensos

Se você olhar no topo da tela do AutoCAD você vai ver os menus, como desenhar, editar, modificar, etc Use esses menus para lançar comandos do AutoCAD. Quando você se tornar mais familiarizado com o AutoCAD você pode optar por usar as barras de ferramentas e os comandos aos comandos de edição, mas novos usuários aprendem e trabalhar mais rápido se eles usam os menus suspensos.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Fique de Olho no prompt de comando

Na parte inferior da tela você vai encontrar o Prompt de comando. Mantenha seu olho neste espaço quando você redigir comandos. Você vai descobrir que todos os comandos, e o seu problema é colocar suas opções nesta linha. Assim, se você iniciar o comando CIRCLE, você vai descobrir que pode escrever D, para indicar que você deseja especificar um diâmetro do círculo que você deseja criar.

Aprenda a identificar os pontos

Novos usuários de AutoCAD lutam com as muitas maneiras nas quais eles podem inseir pontos no AutoCAD. Você pode digitar deles (3,4), você pode clicar o mouse para selecioná-los, você pode usar Object Snaps para escolher os pontos na geometria existente (mantenha pressionada a tecla SHIFT e o botão direito do mouse para ver o menu Osnap). Você também pode selecionar um ponto, mova o mouse para cima ou para baixo, esquerda ou direita e digite a distância. Tire 30 minutos e aprenderá todas as maneiras que você pode selecionar pontos no AutoCAD, revendo seus arquivos de Ajuda você vai se salvar centenas de horas de trabalho e criar desenhos melhores.


Nunca desenhe o que você pode copiar

Novos usuários de AutoCAD gastam muito tempo desenhando. Se você já elaborou uma coisa, você nunca deve ter a necessidade de desenhar essa coisa de novo. Saiba como utilizar os comandos BLOCK e WBLOCK para criar geometrias pré-desenhadas que você pode utilizar por várias e várias vezes. Aprenda a usar os comandos INSERT ou DESIGN CENTER e EXPLODE para colocar geometrias editáveis em seu desenho.


Aprender a usar Model Space / Paper Space ou Layouts

Isso é realmente muito simples. Você clique na guia Modelo. Você desenhar seus objetos em escala cheia (uma polegada no mundo real é uma polegada de espaço no modelo do AutoCAD). Selecione um layout para alternar para o espaço do papel. Especifique o tamanho do seu papel. Use o comando MVIEW para "abrir um buraco" no papel e exibir os objetos no espaço do modelo. Selecione a borda do buraco, botão direito do mouse e escolha uma escala para a exibição. Clique duas vezes dentro do buraco e pan o ponto de vista que esteja centralizado. Dê um duplo clique fora do buraco. A partir do menu File, escolha Plot para traçar o desenho em escala. As instruções para utilizar Layouts variam ligeiramente com base na qual versão do AutoCAD você está usando, mas a técnica básica é sempre a mesma. Desenhe em escala cheia no espaço do modelo. Crie desenhos em escala nos layouts.


Seja organizado

Se você não sabe como criar e navegar para pastas no Windows, a vida com o AutoCAD vai ser uma miséria. Ele irá espalhar seus arquivos em todo o disco rígido ou rede. Você nunca será capaz de encontrar qualquer coisa. Há um milhão de livros e websites que ensinam os fundamentos do Windows, tire um tempo para dominar as habilidades básicas do Windows. Você vai gastar menos tempo procurando as coisas.

Utilize referências externas

Se você estiver trabalhando como membro de uma equipe coloque a geometria que você precisa em um arquivo. Todo mundo pode, então, criar novos arquivos de referência externa para esse arquivo. O resultado é, várias pessoas podem trabalhar no mesmo projeto ao mesmo tempo. Você usa o comando XREF para colocar um desenho dentro de outro. Você também pode usar o DESIGN CENTER para inserir referências externas.


Aprender a usar Dimensões e Estilos de Texto

Para definir fontes de texto que você usa em seus desenhos, use o comando STYLE. Para definir quais dimensões irá usar, procure usar o comando DIMSTYLE. Se você não usar dimensões e estilos de texto, você vai gastar um bom tempo aprimorando a cada dimensão e bloco de texto que você cria. Se você definir um estilo, o estilo vai atualizar todo o texto e suas dimensões.


Back Up o Tempo Todo

Se você não sabe como os seus desenhos estão sendo “backupeados”, vai descobrir agora. Cada desenho representa centenas ou milhares de horas humanas. Um arquivo perdido, deletado, ou arquivo de desenho danificado pode significar muitas receitas perdidas. Pequenas lojas de design usando o AutoCAD são os piores criminosos. Eles raramente fazem uma cópia de segurança dos arquivos de projetos, e muitas vezes perdem dados. Você precisa fazer o backup de tal forma que você pode voltar quatro ou cinco versões de seu desenho, porque muitas vezes os problemas em um desenho não são notados por um longo tempo. Assim, muitas linhas, menos tempo. . .

Descubra o que as outras pessoas fazem no ambiente de trabalho

Não seja o lobo solitário em seu escritório de AutoCAD. Use os modelos de blocos de título, estilos de texto, estilos de dimensão, os estilos de plotagem e blocos, toda vez que você precisar usá-los. Isso poupa o tempo de todo mundo. Seus desenhos serão mais fáceis para os outros editarem e plotarem. Você poderá editar e plotar os desenhos dos outros. É sempre melhor fazer perguntas (até mesmo várias vezes) do que fazer algo que ninguém no escritório vai entender mais tarde.

Espero que estas dez dicas ajudem a torná-lo um melhor usuário do AutoCAD, e que você aprenda a amar o AutoCAD, como tantos. Tão complexo como é, tão confuso quanto ele pode ser, não há quase nada que você não possa fazer no AutoCAD, de uma forma ou de outra. Você não pode dizer o mesmo sobre todas as outras aplicações de CAD.

Não deixe de conhecer o Curso Online de AutoCAD aqui no Clube do AutoCAD.com!

Venho no próximo artigo com mais uma super dica sobre esse fantástico software que é o AutoCAD!

Abraço!

 

 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer O Segredo para Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO