cad-softwares

Sabemos que atualmente os designers de interiores precisam conhecer várias ferramentas de CAD para se tornarem competitivos e bem-sucedidos no mercado. Vamos conhecer agora os melhores softwares de CAD e como eles podem ajudar você a realizar seus objetivos.

Se você atua como designer de interiores, as ferramentas que citaremos a seguir, podem se tornar fundamentais para o seu negócio.

Mesmo um iniciante em designer de interiores, deveria conhecer mais do que uma ferramenta de CAD, para realizar seus trabalhos. Apesar de ainda existirem os designers que trabalham à mão, da forma antiga, o mercado prefere aqueles que utilizam ferramentas tecnológicas. Além do mais, é muito mais fácil desenhar utilizando essas ferramentas de software, invés dos métodos tradicionais de desenho à mão. E ainda, o resultado final é simplesmente melhor e mais realista.

Vamos agora conferir a lista dos cinco softwares de CAD mais poderosos do mercado.

SketchUp

Esteve na propriedade do Google de 2006 até 2012. Se tornou em um software de modelagem 3D bastante popular, sendo hoje uma das ferramentas de desenho de interiores mais básicas que você pode começar a usar. Ele basicamente possui duas versões: SketchUp Make (que é gratuito) e o SketchUp Pro (que é pago). Possui uma biblioteca online que é chamada de 3D Warehouse. Considerando a sua natureza básica, os designers de interiores frequentemente encontram alguma dificuldade ao modelar superfícies complexas ou visualizar modelos 3D complexos.

Autodesk Homestyler

Essa é uma ferramenta bastante simples, que opera com um princípio drag-and-drop. Essa ferramenta permite produzir modelos 2D e 3D, com muita facilidade. Você também pode adicionar: mobília, janelas, portas, diversos tipos de paredes, equipamentos eletrônicos e muito mais. A grande vantagem é que possui uma interface bastante simples, que não causa problemas para aqueles que estão utilizando o Homestyler pela primeira vez.

Autodesk 3Ds MAX

Esse é bastante utilizado por estudantes de design de interiores, mas também é bastante utilizado por profissionais dessa área. Como todas as outras ferramentas que vimos, o Max também é bastante fácil de aprender. Além do mais, você pode encontrar uma vasta quantidade de materiais pela internet: tutoriais, cursos, livros.

O 3Ds Max oferece uma gama excelente de ferramentas de renderização, simulação e renderização de interiores. O único ponto negativo desse software de CAD, é ser considerado lento.

Autodesk AutoCAD

Esse é o mocinho entre os softwares de CAD, sendo largamente usado pela maioria dos designers de interiores e companhias. Apesar de oferecer um grande número de benefícios, essa ferramenta é uma das mais completas e também a que possui a maior curva de aprendizado, ou seja: é mais difícil de aprender. Se você é novo(a) nessa área de CAD, você precisa ser bastante determinado(a) e paciente para conseguir os primeiros resultados.

O Autocad é uma das ferramentas mais eficientes para fazer animações 3D e até mesmo a visualização dos interiores. Por ser tão completa e tão poderosa, também é uma das mais dispendiosas dessa lista.

Autodesk Revit

Essa é outra ferramenta de CAD, comumente utilizada por arquitetos e designers de interiores. Utilizando essa ferramenta os arquitetos e designers de interiores são perfeitamente capazes de desenhar prédios em 3D, bem como, os componentes detalhados dessas construções.

Essa ferramenta foi especialmente criada para trabalhar com o padrão building information modeling (BIM), e por isso o Revit é capaz de criar rapidamente: plantas, sessões e pisos detalhados. Vale lembrar que se você deseja utilizar todo o potencial desse software, será necessário investir algumas dezenas de horas no aprendizado dessa ferramenta.

Vimos aqui uma lista com os cinco softwares de CAD mais poderosos atualmente, bem como, suas vantagens e desvantagens. A finalidade geral dessas ferramentas, é permitir ao projetista visualizar suas ideias, com algum nível de detalhamento.

Seja qual for a sua escolha de ferramenta CAD, o mais importante é seguir aprendendo e desenvolvendo suas habilidades, principalmente quanto à sua comunicação com essa classe de software.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer O Segredo para Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO

Recomendados

Recomendados

Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube do AutoCAD acredita que tecnologias como o CAD precisam ser desmistificadas por uma abordagem holistica e fundamental. Acima de tudo, acreditamos que AutoCAD é uma ferramenta que pode e deve ser explorada ao máximo, levando seu poder de realização ao extremo.