AutoCAD WS

Se você precisa apresentar seus projetos 2D do AutoCAD em qualquer lugar que esteja, então o AutoCAD WS pode ser uma ótima opção. Vamos dar uma olhada nos principais recursos dessa versão online do AutoCAD. Continue lendo...

Uma tendência mundial é a migração dos softwares para o ambiente da web, mesmo que em versões simplificadas. Como não poderia deixar de participar dessa onda, a Autodesk liberou a sua versão online do AutoCAD, o mais famoso software de CAD do mercado. O melhor de tudo é que essa versão é gratuita, bastando apenas realizar um registro no site.

Como poderíamos imaginar, o AutoCAD WS traz uma interface limpa e organizada, tudo para facilitar o trabalho dos projetistas novatos. Disponibilizando diversas ferramentas o AutoCAD WS permite que os usuários criem, editem e compartilhem todos os seus projetos de CAD, além de contar com a possibilidade de trabalhar com mapas.

Primeiros passos com o AutoCAD WS

  • Faça o seu registro junto ao site para iniciar a sua sessão do AutoCAD WS

Ao realizar o seu login você verá uma tela semelhante a esta, contendo um projeto de demonstração carregado na área de trabalho do aplicativo. Esse espaço amplo contém as principais ferramentas do AutoCAD offline.

AutoCAD WS Área de Trabalho

Para começar a usar o AutoCAD WS basta usar as ferramentas que estão distribuídas pelos menus na parte superior da interface. Você encontrará a maior parte das ferramentas para partilhar, abrir e salvar na aba “Home”, além da opção de download do seu projeto. AutoCAD WS Barra de Ferramentas

A guia “Draw” (Desenho) contém as ferramentas para a criação de polígonos, linhas, elipses, arcos e os demais objetos básicos. Também através dessa aba é possível adicionar textos, alterar dimensões, mudar as cores, definir a largura das linhas e muito mais.

A guia “Edit” (Editar) contém os recursos para ediçõe dos elementos do projeto. Para editar é necessário selecionar o(s) objeto(s) a serem editados pela função desejada.

Através das ferramentas é possível modificar a escala do objeto, espelhar, gerenciar as camadas, girar e muito mais. É possível voltar atrás em algum ponto para desfazer um comando, bem como refazer passos desfeitos. O aplicativo é totalmente compatível com os comandos do teclado, então é possível utilizar o “CTRL+Z” para desfazer e refazer.

Na guia “View” (Visualizar) encontramos todas as funções de visualização do AutoCAD WS, além da função extra chamada Google Maps. Isso mesmo, ele é capaz de desenhar sobre mapas.

AutoCAD WS Google Maps

Se você precisa criar grandes projetos que utilizam mapas, basta usar essa função para que o AutoCAD WS carregue uma camada extra para o mapa, tudo para que você desenhe utilizando as referências enquanto elabora seu projeto.

O Compartilhamento no AutoCAD WS

Se você sentia falta de uma opção para trabalhar em grupo utilizando o AutoCAD, então se surpreenderá com as possibilidades de compartilhamento de projetos encontradas no AutoCAD WS.

Tudo que é desenhado também é armazenado em uma área chamada “Drawings” (Desenhos), função presente no menu lateral do aplicativo. Além de salvar é possível abrir vários documentos ao mesmo tempo, podendo trabalhar com estes simultaneamente. Dessa forma, basta um clique para alternar entre os documentos, estes organizados em abas na parte inferior da interface.

AutoCAD WS Compartilhamento

O compartilhamento de projetos é um processo simples, bastando clicar no botão “Share” (Compartilhar) localizado no canto inferior direito. Um janela surge perguntado o endereço de email para quem você deseja enviar o seu projeto. Também nessa janela é possível definir as permissões do visualizador, além de permitir que um colaborador possa editar seu projeto.

Compatibilidade com iPhone, iPod Touch, iPad

Pensando nos usuários da Apple o AutoCAD WS também é compatível com dispositivos portáteis como iPhone, iPod Touch e o iPad. Dessa forma é possível criar apresentações de projetos em qualquer lugar, mesmo que através do celular.

O Futuro do AutoCAD WS

Estamos entrando em uma nova década, e novos modelos de negócios tendem a surgir. Talvez o AutoCAD WS seja uma experiência da Autodesk para um novo mercado de softwares de serviço online que pode até vir a substituir a versão offline. Especulações a parte, o futuro parece mesmo estar online.

O bom de tudo isso é que a essência do AutoCAD permaneceu a mesma, então você pode aprender seus fundamentos na versão 2008 e usar os mesmos conceitos por muito tempo no futuro.

 

E você? O que achou do AutoCAD WS?

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer O Segredo para Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO

Recomendados

Recomendados

Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube do AutoCAD acredita que tecnologias como o CAD precisam ser desmistificadas por uma abordagem holistica e fundamental. Acima de tudo, acreditamos que AutoCAD é uma ferramenta que pode e deve ser explorada ao máximo, levando seu poder de realização ao extremo.