Como anunciamos aqui no Clube do AutoCAD, o AutoCAD 2011 e todos os seus produtos relacionados foram disponibilizados para venda em 25 de Março nos EUA. Como prometido, temos agora as nossas primeiras impressões sobre o AutoCAD 2011 neste artigo.

Fig. 1 Novo Visual

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

O Novo Visual

Seu novo visual chamou a minha atenção num primeiro momento. Tanto em 2D quanto em 3D, as linhas da grade com o fundo cinza escuro adicionaram um visual realmente profissional (1).

A workspace (2) foi movida para o topo, e está muito parecida com o QUICK MENU do Office, porém isso não foi uma grande mudança porque ainda está tudo no mesmo botão.

A totalmente nova NAVBAR (3) onde todas as operações de navegação estão à mão, é realmente muito bom. O NAVCUBE também foi incluído no 2D, facilitando a passagem para o 3D.

Essas pequenas alterações trouxeram grandes melhorias.

Transparência

A transparência foi adicionada como um objeto e uma propriedade de layer.


Fig. 2

Da mesma forma como fazemos para mudar a cor de um objeto selecionado, a transparência pode agora ser ajustada com facilidade.


Fig. 3

Você pode atribuir valores de transparência como porcentagem para qualquer layer.


Fig. 4

Fig. 4 Mostra uma superfície com 50% de transparência.


Fig. 5

Como os objetos transparências são plotáveis, eles podem ser controlados na janela PLOT.


Fig. 6

Assim como outras propriedades, você pode controlar qualquer transparência que seja mostrada na tela, a partir da barra de status. Também existe a transparência para HATCHes.

 

Ajuda Online

Embora ainda exista um arquivo de ajuda incluso, a menos que você especifique de outro modo, toda a ajuda será interposta online, usando o EXPLORER.


Fig. 7

Você pode optar por não usar esse recurso:


Fig. 8

Desligar a ajuda online mantém você isento das últimas updates. O Internet Explorer 8 ou superior é requerido para visualizar a ajuda. Outros browsers não suportam outros recursos como animações e vídeos.


Novas funcionalidades dos GRIPs

Novas funcionalidades foram adicionadas para ajudar a editar facilmente os objetos usando GRIPs. Quando você agarra um objeto, o GIZMO aparece no centro e algumas opções aparecem na ponta do seu cursor.


Fig. 9

Os GRIPs agora agregam funcionalidades específicas especialmente quando se está trabalhando em POLYLINEs e objetos em 3D. Segurar o GRIP no midpoint dos lados do retângulo, como na Fig. 9, agora permite que você faça um “STRETCH”.

Essas são apenas as primeiras coisas que chamam a atenção dos olhos no AutoCAD 2011. Ele ainda possui toneladas de novos recursos, mas isso é assunto para um próximo artigo!

 

Abraço!

 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer O Segredo para Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO