3 passos para aprender autocad de uma vez por todas

Você deseja aprender AutoCAD a partir do zero, nada mais justo do que começar do jeito certo. Desse modo, a fim de conseguir essa façanha, vamos conferir quais são os 3 passos que eu uso para aprender qualquer tipo de software complexo e que você pode usar para aprender AutoCAD de uma vez por todas. Vamos à elas...

#01 - Vencer a Barreira da Complexidade

floresta vista aereaQuando abrimos uma das dúzias de versões do AutoCAD, percebemos uma centena de comando e funções que não ao menos sabemos para que servem. É realmente frustrante observarmos tamanho potencial e nos sentirmos perdidos, sem qualquer ideia de como ou por onde começar.

Um erro bastante comum a todos os iniciantes em AutoCAD é o de tentar compreender essa ferramenta complexa de uma só vez, no mínimo tempo possível. Isso causa mais entropia psíquica do que aprendizado. Se você quer que o poder do AutoCAD faça parte de você, será necessário colocar um bloco por vez, até completar um pacote básico de habilidades de CAD.

Você pode vencer a complexidade aprendendo com o “método do facão”. Eu uso esse método para ensinar matérias complexas para os meus alunos, em diversas áreas em que me dispus a ajudar. O método do facão consiste em atacar a “floresta da complexidade”, galho a galho, até abrirmos uma “picada de conhecimento” por onde possamos transitar.

Não derrubamos toda a floresta com suas infinitas folhas de informação, mas agora, temos um caminho útil por entre a complexidade, no qual podemos realizar nossas ações.

Essa analogia nos dá uma visão clara do quão difícil pode ser explorar algo novo, e que estudar, nada mais é do que desvendar e tomar posse de um conhecimento que já está presente, apenas aguardando por ser conquistado.

Você não vai querer seguir essa aventura sem um mapa, vai?

#02 - O Mapa do AutoCAD

close up compassVocê precisa de um mapa para eliminar de vez a confusão que “o novo” pode causar em sua mente. Muito se sabe sobre os mecanismos da mente. Porém, parece que esse é um tema infinitamente complexo. Agora que conhecemos o método do facão, sabemos que não é necessário saber tudo para controlarmos algo, basta sabermos o essencial.

No caso do AutoCAD, quando abrimos as primeiras versões em MSDOS, podemos perceber que o básico já estava presente desde o início. As funções mais importantes sempre estiveram presentes. Porém, como todo software, o AutoCAD é atualizados todos os anos, sendo adicionados mais e mais recursos, que muitas vezes estão ali para atender a usuários muito específicos. Em 90% dos casos, você vai usar apenas os comandos do núcleo do AutoCAD, aquelas funções que formam a base do CAD (desenho assistido por computador).

O seu mapa vai dizer para você que o caminho mais curto para o aprendizado de AutoCAD é aprender o núcleo do software em suas tarefas mais básicas. Depois, a medida em que você se sentir mais à-vontade com o AutoCAD, você pode partir para o aprendizado das habilidades intermediárias e avançadas.

No método do facão, você teria que fazer uma picada que leva ao domínio das habilidades básicas. Então, você pode voltar e expandir a sua trilha com pavimentação asfáltica, sinalização, cidades e até imaginar uma aerovia. Nessa analogia, as aerovias seriam como atalhos que você pode usar para realizar tarefas complexas com o auxílio da linha de comandos, graças a uma visão completa sobre o AutoCAD, que você pode adquirir ao longo do tempo.

#03 - Aprendizado Por Imitação

mulher estudando notebookUm excelente método de aprendizado é o da imitação. Eu, Rodrigo, aprendi AutoCAD usando o método do facão e o mapa que eu usei foi o da imitação.

Eu estudei AutoCAD através de cursos online, com professores Britânicos e Americanos. Esses professores são muito objetivos. É como se eles estivessem usando, invés de um facão, um bisturí. É uma espécie de abstração bem fragmentada. Isso pode ser muito bem adaptado para a cultura Britânica e Americana, porque é assim que eles pensam.

No Brasil, eu gosto de ensinar objetivamente, mas adiciono uma camada de comparações e me alongo um pouco mais para adaptar o conteúdo à cultura Brasileira. Não sou nenhum santo, mas esse método tem funcionado bem com meus alunos.

Eu comecei a ensinar AutoCAD em 2009, usando esse mesmo método da imitação. Eu faço na tela e você imita os exercícios, passo a passo, em sua versão de AutoCAD. É como se eu estivesse abrindo a “picada” na floresta do AutoCAD e você vindo atrás, repetindo cada “facãozada”. Não conheço um método mais fácil do que esse para aprender AutoCAD.

Você Também Pode!

Agora, em 2019, estamos estudando AutoCAD 2019 em Português, aqui no Clube do AutoCAD. Criamos o Curso de AutoCAD - Essencial Online, o método para AutoCAD mais fácil de estudar do Brasil.

Esse curso é baseado em vídeo aulas, imitativas, sobre o núcleo do AutoCAD, usando o método do facão para remover a complexidade e ajudar você a conquistar as habilidades essenciais em CAD.

E se você que gostou da ideia, eu, Rodrigo, tenho uma oferta especial: 

curso de autocad essencial 50 off

Sim! Você pode aproveitar essa super condição, e o melhor de tudo: você pode fazer o curso totalmente online, tanto pelo notebook quanto pelo smartphone.

Quando você realizar a sua inscrição por Cartão de Crédito, seu login e senha serão enviados imediatamente, e você poderá iniciar o curso o quanto antes. No pagamento por Boleto Bancário, as suas credenciais de acesso ao curso serão geradas após a compensação bancária (em até 24 horas).

Mas lembre-se: esse super desconto é exclusivo para você que está lendo esse post. Pode ser que no futuro esse desconto termine. Então, é melhor não deixar para comprar depois.

Não perca mais tempo! Clique agora no botão abaixo e inscreva-se no Curso de AutoCAD - Essencial - que está produzindo novos cadistas em todos os cantos do Brasil!

eu quero botao

Desejo sucesso!

 

 

 

 

 

 

 

Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube do AutoCAD acredita que tecnologias como o CAD precisam ser desmistificadas por uma abordagem holistica e fundamental. Acima de tudo, acreditamos que AutoCAD é uma ferramenta que pode e deve ser explorada ao máximo, levando seu poder de realização ao extremo.