notebook para autocad

O futuro está sempre trazendo novidades incríveis, avanços que sempre facilitam a vida dos usuários de AutoCAD. Por falar em tecnologia, vamos dar uma olhada em um modelo de notebook para AutoCAD, capaz de operar o dia todo a partir de qualquer ponto do planeta, com toda mobilidade que o cadista moderno precisa. Confira!

Os computadores desktops estão perdendo seus lugares nas mesas dos usuários do AutoCAD. A novidade é o uso, cada vez mais crescente, de notebooks para rodar esse poderoso aplicativo CAD. Com muita mobilidade, poder de processamento equivalente aos desktops; os notebooks estão mostrando que é possível elaborar seus projetos a partir de qualquer lugar, em casa ou no trabalho, além de promover a mobilidade dos arquivos durante o processo de produção.

Uma grande dúvida ao escolher um notebook para AutoCAD é quanto à especificação técnica exigida para um desempenho satisfatório, sem travamentos esporádicos. Apesar da tecnologia atual da maioria dos notebooks “rodar” AutoCAD, devemos observar algumas características técnicas importantes antes de optarmos por um modelo de notebook.

Tela do Notebook para AutoCAD

A maioria dos notebooks vem com tela de 14”, o que pode dificultar o processo de visualização dos seus projetos no AutoCAD, uma vez que a resolução máxima dessas telas é de 1366x768 (alguns até menos), sendo ideal a opção por telas acima de 16” com resolução de 1920x1080, que oferecem mais espaço para a área de trabalho do AutoCAD.

Discos Rígidos do Notebook para AutoCAD

Atualmente, os notebooks possuem HDs muito grandes, capazes de armazenar uma centena de GigaBytes, o que há bem pouco tempo não era possível. Um bom HD com 7200 RPM e capacidade de 320 GBs, deve ser o suficiente para a maioria dos usuários de AutoCAD.

Memória RAM do Notebook para AutoCAD

A memória RAM é o local onde os arquivos são parcialmente carregados, para serem acessados em alta velocidade pelo CPU do computador. A memória RAM recebe os dados do Disco Rígido (HD) e os armazena à espera de uma requisição do CPU. Para efeito de comparação, se a CPU ficasse ligada diretamente ao HD, os dados não seriam enviados com a velocidade necessária, pois o HD é lento demais e a CPU é rápida demais. A memória RAM faz uma ponte entre a lentidão do HD e a velocidade do CPU, tudo para que você não tenha que ficar esperando seu arquivo abrir, toda vez que for ampliar alguma área do projeto para visualizar um detalhe.

Um dos gargalos de todo computador que precisa manipular grandes arquivos, é a memória RAM pequena demais. Quanto maior a memória RAM, maior será a quantidade de dados acessíveis em alta velocidade, deixando o HD reservado apenas para servir regiões do arquivo com menor prioridade.

Um Exemplo de Notebook para AutoCAD

Essa é uma configuração encontrada no modelo da Lenovo, que serve perfeitamente para ilustrar como seria um modelo de notebook para AutoCAD ideal nos dias atuais.

Lenovo ThinkPad 424048F

15,6" LED 1600 x 900 WSXGA

Core i7 i7-2620M 2,70 GHz

4Gbs RAM PC3-10600

500Gbs HDD 7200rpm

nVIDIA NVS 4200M

Windows 7 Professional 64 Bits

14 de Duração da Bateria

Servindo apenas de modelo para um notebook para AutoCAD, esse é um modelo extremamente interessante, por comportar todas as características técnicas necessárias a um bom desempenho durante a produção de projetos com o AutoCAD.

E você, qual notebook para AutoCAD está pensando em comprar?

Abraço!

 


cacur300x250