O AutoCAD 2005 trouxe uma nova funcionalidade para objetos MTEXT. Eu vou estar falando nesse artigo sobre "Background Mask", ou seja, ajustar o background para objetos MTEXT. Você pode ver uma pequena amostra de desenho que inclui dimensionamento e algumas anotações. (Fig.1) 

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Fig. 1- Uma amostra demonstrando a funcionalidade do “Background Mask” usando alguns objetos MTEXT e DIMENSION.

É crucial em desenho arquitetônico como em qualquer desenho ( o próprio desenho, anotações, dimensões) que estejam todos os elementos visíveis. As linhas de dimensionamento são frequentemente colocadas ao lado do desenho, enquanto em algumas situações onde não haja espaço, temos que colocar essas linhas dentro do desenho. Nesses momentos a máscara de fundo se torna indispensável. Dê um clique direito ou use a combinação de  CTRL +1 enquanto o objeto MTEXT esteja destacado e selecione “Properties”. Você verá uma janela como na Fig. 2

Nota: Você também pode acessar esse comando pelas barras de ferramentas Standard e Standard Annotation, clicando no botão Properties.

Fig.2 – A funcionalidade Background Mask do MTEXT.

Configura a variável Background Mask como “Yes” para abrir a caixa de diálogo como na Fig. 3. Para que o recurso funcione, deixe a caixa de seleção “use background mask” como ela está.

Selecione a caixa “Use drawing background color” para usar a mesma cor do fundo.

O fator border offset determina a distância entre as letras e as extremidades da área do fundo. Se você selecionou “Background color”, você vai perceber esse efeito em suas impressões também.

Selecione outra cor pelo menu suspenso se você desejar. A largura do texto “Headline”  você vê na Fig. 1 (largura definida) está indicada como 40 e a cor do background como vermelha (Background color=red).

Fig. 3 – Background Mask – Objeto MText

Para dimensionar objetos (DIM* Objects) você precisa selecionar a “Fill color” a partir da Text tab. Podendo não haver um menu como na Fig. 4.

Fig. 4 – Background Mask – Dimension Objects

Tudo que aprendemos aqui pode ser usado em objetos MTEXT e Dimension. Você não pode usar esse recurso em objetos criados com o comando DTEXT. Tenha sempre em mente que os objetos MTEXT que tenham sido editados com o comando EXPLODE se tornam em simples objetos TEXT, perdendo qualquer recurso que eles tenham.

Para objetos simples no estilo TEXT, você sempre pode usar uma Text Mask ( Encontrada em suas Express Tools) Fig. 5.

 

Fig. 5 – Express Tools: Text Mask

Note também que você pode ter que trazer todos os seus objetos de texto para frente, usando o comando TEXTOFRONT. (Tools->Draw Order->Bring Text and Dimensions to Front).

Obrigado por sua atenção e seus comentários.

Abraço!

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja conhecer O Segredo para Aprender AutoCAD de Uma Vez Por Todas, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.

QUERO VER O VÍDEO

Categorias

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Clube do AutoCAD acredita que tecnologias como o CAD precisam ser desmistificadas por uma abordagem holistica e fundamental. Acima de tudo, acreditamos que AutoCAD é uma ferramenta que pode e deve ser explorada ao máximo, levando seu poder de realização ao extremo.